O livro traz
histórias verídicas de pessoas que participaram de debates e das discussões que
antecederam a sua publicação, tudo por conta da enorme e ágil possibilidade
trazida pela internet. A produção e uso de diversos recursos abertos para a educação,
desenvolveram estratégias adicionais em tecnologia educacional aberta, o
compartilhamento aberto de práticas de ensino. Um dos autores diz que o mundo
está se transformando quando o assunto é a produção de conhecimento e,
complemento da educação. Pesquisadores em todo o mundo, tem acesso à internet,
através do compartilhamento aberto dos dados coletados durante as pesquisas
realizadas possibilitando, que muitos outros pesquisadores tenham acesso aos
mesmos e possam, a partir deles, desenvolver novas soluções para os problemas
investigados. Compartilhar pesquisas nas redes ajuda a encontrar tratamentos de
doenças e até mesmo a cura delas.
Exige um forte investimento no
desenvolvimento de hardwares livres e abertos, acompanhado da necessária
legislação sobre padrões abertos para todos os tipos de arquivos digitais que
circulam na rede. É dessa maneira que acreditamos ser possível pensar em uma
educação baseada na criação, na participação e, essencialmente, no
compartilhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário